Artigos Aceitos
RELAÇÃO DE ARTIGOS ACEITOS
Data da Apresentação: 29/11/2019 das 14h às 18h.
Local: Laboratórios de Informática (Bloco E)
Orientações Gerais
- A versão final dos artigos aceitos devem ser enviados pelo sistema EasyChair - opção Upload File (clique aqui para acessar a plataforma).
- O artigo deve ser apresentado de forma oral com exposição de slides.
- O participante tem 15 minutos para realizar a apresentação de seu artigo.
- As apresentações serão avaliadas pelos Coordenadores das Sessões Técnicas, que terão 5 minutos para perguntas.
- As apresentações serão realizadas nos laboratórios de informática (Bloco E), contendo os seguintes equipamentos disponíveis: televisão (com cabo de vídeo VGA e HDMI); projetor (com cabo de vídeo VGA ou HDMI); computador com sistemas operacionais Windows/Linux, pacote LibreOffice padrão e visualizador de PDF.
- Lembramos, também, que todos os autores dos Artigos Aceitos devem realizar sua inscrição no CITI, através do menu Inscreva-se.
Consulte AQUI o horário das Apresentações dos Artigos.
Ord | Artigo | Autores |
---|---|---|
01 | Nativos digitais e gamificação: a aplicação de elementos e estratégias de jogos na educação a distância | Hisrael Passarelli-Araujo e Hemanoel Passarelli-Araujo |
02 |
Redes Neurais Artificiais na Avaliação Estrutural de Pavimentos Flexíveis |
Raphael Melo Gomes, Rogerio Marques Sant'Anna e Deise Dias Do Nascimento Machado |
03 | Implantação da distribuição Endian Firewall Community em uma rede empresarial: Um Estudo de Caso | José Danilo Alves de Azevedo, Marcos Vinicius Aguiar Ribeiro e Vinicius Barcelos da Silva |
04 | Uso do Google Classroom como Recurso Didático para o Ensino de Espectroscopia na Região do Infravermelho (IV) |
Thalya Nogueira e Wagner Terra |
05 | Segurança na Internet das Coisas: Varredura, Análise e Estatística de Redes sem Fio em Bom Jesus do Itabapoana | Ana Julia Brites Alves e Wesley Folly Volotão de Souza |
06 | A Utilização de Fotografias e Mapas Conceituais no Processo de Aprendizagem Significativa dos Recursos Hídricos | Ezequiél da Rocha, Faustino França e Terra Azevedo |
07 | Virtualização de Servidores para otimização de recursos computacionais | Álvaro Gonçalves de Barros, Mayara da Silva Dutra, Brenda de Souza Cavalcanti, Grazielly Belo da Silva e Afrânio Nogueira |
08 | Uma experiência híbrida no ensino da matemática utilizando o AVA Google Classroom | Bruna Montezuma, Ives Duque Pereira e Fermín Montané |
09 | Uso de assistentes virtuais no atendimento ao cliente: Bibliometria e tendências | João Durval De Oliveira Alves Machado, Leonardo Gomes da Silva, Maurício Carvalho Salvador, Bernardo Vieira Mansur e Henrique Rego Monteiro da Hora |
10 | O uso de tecnologias digitais no ensino de espanhol como língua adicional | Fernanda Soares Luz e Adelson Siqueira Carvalho |
11 | Da experiência do usuário (UX) à experiência de aprendizagem (LX): construção de indicadores para avaliação pedagógica de ferramentas educacionais digitais de apoio à aprendizagem | Eliseu Roque Do Espírito Santo |
12 | Metodologia Think-Pair-Share no estudo de Eletrônica Analógica: uma experiência com o uso de um simulador on-line no ensino técnico. | Caroline Cortes de Oliveira dos Santos, Karina Terra de Souza e Silvia Cristina Freitas Batista |
13 | Desembarque Digital - Aplicação Web para auxiliar o registro e monitoramento do desembarque pesqueiro na mesorregião do Baixo Amazonas | Socorro Vania Alves |
14 | Simulador computacional de transporte de partículas otimizado através de uma interface OpenMP | Matheus Ribeiro Alves e Odair Pinheiro da Silva |
15 | Gym Code: uma proposta interativa para licenciandos em Educação Física | Fernanda Soares Luz, Elizabeth Freitas Barreto da Silva Paes, Valéria Nascimento Moreira, Tatiana Ribeiro Fernandes e Ingrid Ribeiro da Gama Rangel |
16 | Metodologias Ativas: uso pedagógico do Instagram no estudo de Sociologia | Flavia Silva e Gilmara Barcelos |
17 | Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Avaliação de Aplicativos Móveis como Recursos Didáticos | Valéria Nascimento Moreira, Silvia Cristina Freitas Batista e Ingrid Ribeiro da Gama Rangel |
18 | Desconectados! Tempo de conexão e o que pensam os jovens do ensino público estadual do RJ sobre o uso do celular em sala de aula | Fabiano Viana Andrade e Juliana Costa Velho de Abreu |
19 | Sistemas operacionais para utilização do Raspberry Pi como substituto a computadores tradicionais | Guilherme Oliveira, Eduarda Campos e Nathan Pessoa |
20 | Aplicação do Pensamento Computacional por meio de atividades desplugadas para o ensino da soma de frações. | Vanderson Gomes Bossi e Ismar Frango Silveir |
21 | Internet das Coisas na Educação: uma Revisão Sistematizada da Literatura | Lucas Ribeiro Arêas, Silvia Cristina Freitas Batista e Gilmara Teixeira Barcelos Peixoto |
22 | Realidade Aumentada como Apoio ao Ensino do Campo Magnético ao Redor de um Fio Retilíneo | Suzana Da Hora Macedo, Yan Ricardo Damasceno Rangel, Jonathan Valverde Lisbôa, Evanildo Dos Santos Leite, Juliano Joaquim Vieira Lage e Luiz Eduardo Granado Cardoso |
23 | Aplicativo de Uso da Realidade Aumentada para o Ensino de Desenho Técnico no Ensino Profissional e Tecnológico | Aline Costa e Beck Thiago |
24 | Um mapeamento sistemático dos jogos que apoiam o ensinoaprendizagem sobre qualidade de software | Maria Alcileia A. Rocha, Higor Barboza Hermes, Aline Alves Moreno Cantilieri e Luana Mendes Alves |
Publicação do Artigo nos Anais do Evento - GRATUITA
A publicação do artigo nos Anais do CITI 2019 esta condicionada ao atendimento das regras a seguir:
- A versão final do artigo deve atender as recomendações dos revisores e;
- O artigo deve ter sido aprovado e apresentado no evento.
Edição Especial da Revista Vértices
Os artigos publicados nos Anais do evento que tiverem obtido as melhores avaliações durante o processo de seleção/apresentação serão convidados a submeter uma versão estendida em uma Edição Especial da Revista Vértices, considerando os critérios e normas específicos da revista. Consulte o Qualis da Revista Vértices (aqui).
"A Revista Vértices constitui-se uma publicação periódica técnico-científica quadrimestral INTERDISCIPLINAR do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), que tem por finalidade publicar ARTIGOS ORIGINAIS e de REVISÃO sobre temas relevantes nas diversas áreas do conhecimento humano, em âmbito nacional ou internacional, tais como Educação, Letras, Linguística, Engenharias, Filosofia, Psicologia, Sociologia, História, Geografia, Serviço Social, Ciências Biológicas e Ciências Agrárias".