Artigos Aceitos

RELAÇÃO DE ARTIGOS ACEITOS

Data da Apresentação: 29/11/2019 das 14h às 18h.

Local: Laboratórios de Informática (Bloco E)


Orientações Gerais 

  • A versão final dos artigos aceitos devem ser enviados pelo sistema EasyChair - opção Upload File (clique aqui para acessar a plataforma). 
  • O artigo deve ser apresentado de forma oral com exposição de slides.
  • O participante tem 15 minutos para realizar a apresentação de seu artigo.
  • As apresentações serão avaliadas pelos Coordenadores das Sessões Técnicas, que terão 5 minutos para perguntas.
  • As apresentações serão realizadas nos laboratórios de informática (Bloco E), contendo os seguintes equipamentos disponíveis: televisão (com cabo de vídeo VGA e HDMI); projetor (com cabo de vídeo VGA ou HDMI); computador com sistemas operacionais Windows/Linux, pacote LibreOffice padrão e visualizador de PDF.
  • Lembramos, também, que todos os autores dos Artigos Aceitos devem realizar sua inscrição no CITI, através do menu Inscreva-se.

Consulte AQUI o horário das Apresentações dos Artigos.


Ord Artigo Autores
01 Nativos digitais e gamificação: a aplicação de elementos e estratégias de jogos na educação a distância Hisrael Passarelli-Araujo e Hemanoel Passarelli-Araujo
02

Redes Neurais Artificiais na Avaliação Estrutural de Pavimentos Flexíveis

Raphael Melo Gomes, Rogerio Marques Sant'Anna e Deise Dias Do Nascimento Machado
03 Implantação da distribuição Endian Firewall Community em uma rede empresarial: Um Estudo de Caso José Danilo Alves de Azevedo, Marcos Vinicius Aguiar Ribeiro e Vinicius Barcelos da Silva
04 Uso do Google Classroom como Recurso Didático para o Ensino de
Espectroscopia na Região do Infravermelho (IV)
Thalya Nogueira e Wagner Terra
05 Segurança na Internet das Coisas: Varredura, Análise e Estatística de Redes sem Fio em Bom Jesus do Itabapoana Ana Julia Brites Alves e Wesley Folly Volotão de Souza
06 A Utilização de Fotografias e Mapas Conceituais no Processo de Aprendizagem Significativa dos Recursos Hídricos Ezequiél da Rocha, Faustino França e Terra Azevedo
07 Virtualização de Servidores para otimização de recursos computacionais Álvaro Gonçalves de Barros, Mayara da Silva Dutra, Brenda de Souza Cavalcanti, Grazielly Belo da Silva e Afrânio Nogueira
08 Uma experiência híbrida no ensino da matemática utilizando o AVA Google Classroom Bruna Montezuma, Ives Duque Pereira e Fermín Montané
09 Uso de assistentes virtuais no atendimento ao cliente: Bibliometria e tendências João Durval De Oliveira Alves Machado, Leonardo Gomes da Silva, Maurício Carvalho Salvador, Bernardo Vieira Mansur e Henrique Rego Monteiro da Hora
10 O uso de tecnologias digitais no ensino de espanhol como língua adicional Fernanda Soares Luz e Adelson Siqueira Carvalho
11 Da experiência do usuário (UX) à experiência de aprendizagem (LX): construção de indicadores para avaliação pedagógica de ferramentas educacionais digitais de apoio à aprendizagem Eliseu Roque Do Espírito Santo
12 Metodologia Think-Pair-Share no estudo de Eletrônica Analógica: uma experiência com o uso de um simulador on-line no ensino técnico. Caroline Cortes de Oliveira dos Santos, Karina Terra de Souza e Silvia Cristina Freitas Batista 
13 Desembarque Digital - Aplicação Web para auxiliar o registro e monitoramento do desembarque pesqueiro na mesorregião do Baixo Amazonas Socorro Vania Alves
14 Simulador computacional de transporte de partículas otimizado através de uma interface OpenMP Matheus Ribeiro Alves e Odair Pinheiro da Silva
15 Gym Code: uma proposta interativa para licenciandos em Educação Física Fernanda Soares Luz, Elizabeth Freitas Barreto da Silva Paes, Valéria Nascimento Moreira, Tatiana Ribeiro Fernandes e Ingrid Ribeiro da Gama Rangel
16 Metodologias Ativas: uso pedagógico do Instagram no estudo de Sociologia  Flavia Silva e Gilmara Barcelos
17 Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Avaliação de Aplicativos Móveis como Recursos Didáticos Valéria Nascimento Moreira, Silvia Cristina Freitas Batista e Ingrid Ribeiro da Gama Rangel
18 Desconectados! Tempo de conexão e o que pensam os jovens do ensino público estadual do RJ sobre o uso do celular em sala de aula Fabiano Viana Andrade e Juliana Costa Velho de Abreu
19 Sistemas operacionais para utilização do Raspberry Pi como substituto a computadores tradicionais Guilherme Oliveira, Eduarda Campos e Nathan Pessoa
20 Aplicação do Pensamento Computacional por meio de atividades desplugadas para o ensino da soma de frações.  Vanderson Gomes Bossi e Ismar Frango Silveir
21 Internet das Coisas na Educação: uma Revisão Sistematizada da Literatura Lucas Ribeiro Arêas, Silvia Cristina Freitas Batista e Gilmara Teixeira Barcelos Peixoto
22 Realidade Aumentada como Apoio ao Ensino do Campo Magnético ao Redor de um Fio Retilíneo Suzana Da Hora Macedo, Yan Ricardo Damasceno Rangel, Jonathan Valverde Lisbôa, Evanildo Dos Santos Leite, Juliano Joaquim Vieira Lage e Luiz Eduardo Granado Cardoso
23 Aplicativo de Uso da Realidade Aumentada para o Ensino de Desenho Técnico no Ensino Profissional e Tecnológico Aline Costa e Beck Thiago
24 Um mapeamento sistemático dos jogos que apoiam o ensinoaprendizagem sobre qualidade de software Maria Alcileia A. Rocha, Higor Barboza Hermes, Aline Alves Moreno Cantilieri e Luana Mendes Alves
 

 


 

Publicação do Artigo nos Anais do Evento - GRATUITA

A publicação do artigo nos Anais do CITI 2019 esta condicionada ao atendimento das regras a seguir:

  • A versão final do artigo deve atender as recomendações dos revisores e;
  • O artigo deve ter sido aprovado e apresentado no evento.
     

Edição Especial da Revista Vértices

Os artigos publicados nos Anais do evento que tiverem obtido as melhores avaliações durante o processo de seleção/apresentação serão convidados a submeter uma versão estendida em uma Edição Especial da Revista Vértices, considerando os critérios e normas específicos da revista. Consulte o Qualis da Revista Vértices (aqui).  

"A Revista Vértices constitui-se uma publicação periódica técnico-científica quadrimestral INTERDISCIPLINAR do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), que tem por finalidade publicar ARTIGOS ORIGINAIS e de REVISÃO sobre temas relevantes nas diversas áreas do conhecimento humano, em âmbito nacional ou internacional, tais como Educação, Letras, Linguística, Engenharias, Filosofia, Psicologia, Sociologia, História, Geografia, Serviço Social, Ciências Biológicas e Ciências Agrárias".