Palestrantes/Tutores

PALESTRANTES

  • Marcelo de Carvalho Bossan: Doutor em Ciências em Engenharia Biomédica pela COPPE/UFRJ (1998). Em seu período acadêmico, atuou nas áreas de classificação automática de batimentos cardíacos, variabilidade do ritmo cardíaco e participou de um trabalho internacional sobre a modelagem matemática da hemodinâmica cerebral de recém-nascidos prematuros, assunto que culminou em sua tese de doutorado. No ano de 2001, fundou a empresa Bossan Computação Científica, que vem atuando, desde então, no desenvolvimento de sistemas críticos de tempo real para instituições como Petrobras, UFRJ, Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira. Nos últimos anos, vem se envolvendo, cada vez mais, em questões relacionadas ao gerenciamento do conhecimento técnico-científico, principalmente a institucionalização e o registro das informações geradas em projetos e atividades de pesquisa científica.

TUTORES DOS MINICURSOS

  • Matheus Dimas de Morais: Mestre em Pesquisa Operacional e Inteligência Computacional pela Universidade Candido Mendes (2015), especialização em MBA Profissional em Engenharia de Sistemas pela Escola Superior Aberta do Brasil (2015), graduação em Ciência da Computação pela Universidade Candido Mendes (2011). Atualmente é professor do Instituto Federal Fluminense. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Web Semântica, Ontologias, Inteligência Computacional e Desenvolvimento Web.

  • Vinicius Barcelos da Silva: Mestre em Engenharia de Produção pela UENF, especialização em Produção e Sistemas pelo IFF, graduação em Análise de Sistemas pela UNIVERSO e graduação em Tecnologia em Desenvolvimento de Software pelo IFF. Atualmente é Professor de Informática do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Fluminense - IFF.

  • Cristiano Manhães de Oliveira: Bacharel em Ciências da Computação; Engenheiro de Produção; Mestrado em Engenharia de Produção; Doutorando em Cognição e Linguagem. Experiência em Planejamento em projetos de montagem/construção civil, Desenvolvedor/ Analista de Dados em projetos IoT, sistemas web e aplicativos.

  • William Isidorio Batista: Bacharel em Geografia; Experiência como educação social / Desenvolvedor Python com experiência em coleta de dados.

  • Luiz Gustavo Lourenço Moura: Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). É professor do Instituto Federal Fluminense. Atualmente é, também, coordenador do curso de Engenharia da Computação e professor do Mestrado Profissional em Sistemas Aplicados à Engenharia e Gestão. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas Distribuídos, Redes de Computadores, Inteligência Computacional atuando principalmente nos seguintes temas: controle acadêmico, computação móvel, rede de computadores, Linguagem de programação e Aprendizado de Máquinas. Pesquisador do Centro de Referência em Sistemas Embarcados e Aeroespaciais (CRSEA/IFF) e do Núcleo de Pesquisa em Sistemas de Informação (NSI/IFF). Coordena projetos de Pesquisa e Desenvolvimento de longa duração e alto investimento, em parceria com instituições brasileiras e estrangeiras e financiados por agências de fomento, órgãos governamentais e empresas do Brasil e do exterior.

  • William da Silva Vianna: Coordenador técnico no Polo de Inovação do Instituto Federal Fluminense. Atua como professor no curso de Engenharia de Controle e Automação. D.Sc. em Engenharia e Ciência dos Materiais, especializado em Administração de Redes Linux e Análise de Sistemas.

  • Élisson Michael Fernandes Meirelles Araújo: Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) de Campos dos Goytacazes (2012), onde trabalhou dois anos em um projeto sobre jogos fisicamente interativos. Mestre em Engenharia e Ciência dos Materiais (2015) pela UENF, onde desenvolveu um protótipo de um provador virtual de roupas usando realidade aumentada, o motor de jogos Unity e o Kinect da Microsoft. Atualmente está finalizando o Doutorado na UENF, onde está desenvolvendo aplicativos mobile para o ensino-aprendizagem de química. Para isso usa a linguagem de programação C# em conjunto com a game engine Unity. Professor da Faculdade Redentor em Itaperuna e da Faculdade Cândido Mendes em Campos do Goytacazes. Já atuou como professor substituto no ensino técnico de informática no Instituto Federal Fluminense de Bom Jesus e no ensino de programação para engenharias na UENF. Tem mais de cinco anos de experiência com desenvolvimento web, em especial, a linguagem de programação Ruby e o framework Ruby on Rails. Trabalhou nas empresas Transeletron e easySubsea, onde já prestou serviços de desenvolvimento de software remotamente para uma empresa Norueguesa chamada Odda Technology.

  • André de Azevedo Cunha: Analista de Tecnologia da Informação; Especialista em Criptografia e Segurança de Redes; Msc. em Engenharia de Produção; Coordenador de Operações de Redes - IFF Reitoria.

  • Guilherme de Abreu Lorkievicz: Instrutor de Robótica Educacional, cursando o último ano do curso técnico em Automação Industrial integrado ao ensino médio, no Instituto Federal Fluminense.

  • João Victor Moraes da Silva: Instrutor de Robótica Educacional, cursando o último ano do ensino médio, integrado com o curso técnico de Automação Industrial, no Instituto Federal Fluminense.

  • Victor de Paula Parente: Bolsista da área de ensino a lógica e algoritmos, cursando o último ano do ensino médio integrado ao curso técnico de Automação Industrial, no Instituto Federal Fluminense.

  • Iago Mendonça Pessanha: Bacharelando em Engenharia da Computação.

  • João Paulo Tinoco Alvarenga: Bacharelando em Engenharia da Computação.

  • Etelvira Cristina Barreto Rangel Leite: Professora do IFFluminense campus Campos Centro, atua nos cursos superiores e técnico da Área de Informática. Possui Mestrado em Engenharia de Produção pela UENF, concluído em Maio/2007, Especialização em Análise de Sistemas pela UCAM, concluído em 2002. Graduação em Ciências - Habilitação Matemática pela Faculdade de Filosofia de Campos, concluído em 1998.