Palestras/Mesas/Painel

PALESTRAS - MESAS REDONDAS - PAINEL

Orientação Geral: Lembramos que sua Inscrição no Evento, automaticamente, garante sua participação no Painel, Palestras e Mesas Redondas. 


Painel "Ecossistemas de Inovação e as Novas Tecnologias"

Membros: Nathalia Doné (Coordenadora de Inovação e Parceiras do BrazilLAB), Prof. Henrique Rego Monteiro da Hora (Diretor de Internacionalização e Inovação - IFF), Prof. Mark Douglas (mediador)

Resumo: O Painel buscará esclarecer ao público sobre a importância dos ecossistemas de inovação, como estes funcionam e sua relação no desenvolvimento das tecnologias. Assim, promoveremos, através de convidados experientes e qualificados, uma rica discussão sobre o tema, levando aos nossos ouvintes conhecimento para o entendimento da relevância da temática para a inovação, especialmente na área da tecnologia da informação. O debate acerca de temas específicos discorrerá sobre: o papel dos ecossistemas de inovação, diferenciando hubs, aceleradora, incubadora, coworking, entre outros tipos de infraestrutura voltados para geração de negócio; a importância dos incentivos governamentais, do acesso a serviços públicos de qualidade, do custo de vida viável e da presença de entidades apoiadoras para o fomento de projetos tecnológicos e de empreendedorismo; e a necessidade de uma mão de obra qualificada; para que assim possa existir um ambiente de inovação e empreendedorismo.

Data: 27/11/2019                    Horário: 14h                 Local: Auditório Miguel Ramalho  (Bloco A)
 

Palestra "A Gestão de Riscos Cibernéticos na Indústria 4.0 e as novas profissões criadas nesta área"

Palestrante: Marta Helena Schuh (Gestora de Risco Cibernético - Empresa JLT)

Resumo: A palestra tem como objetivo geral esclarecer ao público sobre a importância da gestão do risco cibernético na nova era da industrialização. Deve-se refletir sobre o cenário onde máquinas e equipamentos estarão conectados entre si e com o ser humano, gerando um grande volume de dados e de informações que precisam do devido tratamento, evitando assim prejuízo financeiro e de imagem para a companhia. Pretende-se também com a explanação da convidada mostrar quais foram as profissões criadas pela demanda por proteção dos dados, como por exemplo, o DPO (Data Protection Officer), o funcionário encarregado pela proteção de dados da empresa. Assim como um projeção das possíveis profissões que ainda serão criadas, dada a evolução da infraestrutura de redes de comunicação. 

Desta forma, perguntas como: “O que um gestor de TI deve saber e fazer para manter segura a rede da empresa?”; “Qual caminho um profissional de TI deve trilhar para se tornar um especialista em segurança e gestão de rede?”; “Como as empresas devem se preparar para se adequarem a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) que entra em vigor em 2020?”; “Quais providências devem ser tomadas pelas empresas para evitarem exposição e/ou roubo dos seus dados devido a falhas na gestão da segurança, e o que devem fazer caso isso ocorra?”; poderão ser respondidas nesta palestra.

Data: 27/11/2019                    Horário: 18h30            Local: Auditório Cristina Bastos (Bloco D)

Mesa Redonda de Abertura: "Tecnologias Emergentes e as Novas Profissões"

Membros: Sérgio Simas (Forte Telecom), Luciana Santos (RNP),  Marcos Tayguara dos Santos Aranha (Petrobrás)

Resumo: A tecnologia pode extinguir e criar novos empregos e, consequentemente, influencia na criação de novos modelos de negócios, funções emergentes e habilidades que os trabalhadores precisarão desenvolver. Há um tendência mundial na automatização do trabalho através de robôs, gerando diversas transformações nas relações entre seres humanos, robôs e algoritmos no mundo do trabalho. Neste contexto, há mudanças nos tipos de funções desempenhadas e habilidades desejadas nos profissionais. Desta forma, a Mesa Redonda de Abertura visa promover uma discussão sobre as tecnologias emergentes e as profissões que estão por vir para suprir as necessidades das inovações tecnológicas, além de discorrer um debate sobre o futuro do trabalho no mercado de tecnologia da informação. 

O tema central do Congresso “Tecnologias Emergentes: novos desafios na educação e na formação do profissional de TI” será o foco do debate desta mesa redonda, no qual pretende-se fazer uma reflexão sobre as tecnologias emergentes, as novas profissões sendo criadas por elas e seu impacto na educação e nas comunidades de Tecnologia da Informação. Reflexões que nos ajude a responder questões como: “Qual a dificuldade de se adaptar às rápidas mudanças na tecnologia e nas relações com os colaboradores?”; “Como manter o corpo de colaboradores atualizados de modo a estar sempre trazendo inovação para a empresa?”; “Quais características são determinantes para a manutenibilidade do profissional em uma empresa de tecnologia da informação?”; Como lidar com os novos desafios, profissionais e tecnológicos do mercado, nessa nova revolução industrial, a chamada “Indústria 4.0”.

Data: 27/11/2019                    Horário: 19h30            Local: Auditório Cristina Bastos (Bloco D)

Palestra "Computação em Nuvem, sua aplicabilidade e o futuro da infraestrutura de armazenamento de dados"

Palestrante: Ricardo Merces

Resumo: Modelos de computação em Nuvem. A palestra irá apresentar os principais conceitos da computação  em nuvem e demostrar na prática uma aplicação SERVERLESS.

Data: 28/11/2019                    Horário: 14h            Local: Auditório Miguel Ramalho  (Bloco A)

Palestra "Deep Learning e Detecção de Objetos"

Palestrante: Tiago Samaha Cordeiro e Italo de Oliveira Matias

Resumo: Criar modelos precisos de aprendizado de máquina capazes de localizar e identificar vários objetos em imagens digitais continua sendo um desafio na área de visão computacional. A utilização de modelos de Deep Learning são o estado da arte na área de detecção de objetos. Hoje em dia, há diversas bibliotecas que auxiliam na implementação de modelos que sejam precisos nesta atividade, utilizando-se GPUs para o processamento dessa massa de dados. A detecção de objetos tem variada aplicabilidade no mercado, desde carros autônomos a auxílio na interpretação de exames médicos.

Data: 28/11/2019                    Horário: 18h            Local: Auditório Cristina Bastos (Bloco D)

Palestra "Desenvolvimento de Sistemas de Tempo Real para Aplicações Críticas - Um estudo de caso"

Palestrante: Marcelo de Carvalho Bossan

Resumo: A necessidade, cada vez mais premente, de criar canais de comunicação com a mídia e com o setor empresarial vem fazendo com que instituições acadêmicas se interessem cada vez mais em aspectos ligados à inovação e à criação de produtos. A apresentação versará sobre o desenvolvimento de um Monitor Fisiológico, realizado no âmbito do Programa de Engenharia Biomédica da COPPE/UFRJ, com o intuito de demonstrar os mais recentes algoritmos de processamento de sinais biológicos, resultantes de seus trabalhos acadêmicos, em uma plataforma de tempo real com características comerciais. Serão discutidos aspectos de arquitetura e processos de desenvolvimento, elaborados para atenderem às especificidades de prazo e envolvimento de pessoal típicas de um centro de pesquisas.

Data: 28/11/2019                    Horário: 19h30            Local: Auditório Cristina Bastos (Bloco D)

 

Mesa Redonda de Encerramento: "Novos Desafios na Educação e na Formação do Profissional de TI"

Membros: Iara Machado (RNP), Simone Vasconcelos (IFF), Silvia Cristina Freitas Batista (mediadora)

Resumo: A sociedade em que vivemos é tão mutável quanto o valor de uma variável declarada no código de um programa. Ela é inconstante e imprevisível, não sabemos como será seu futuro. Mas podemos nos preparar para o que vier, na verdade, nós o construiremos, do indivíduo para o coletivo. Porém, estamos mesmos preparados para o futuro que será construído? Como será o mercado de trabalho? Quais profissões deixarão de existir? Quais serão as novas profissões criadas para atender as demandas da sociedade? Perguntas como essas precisam ser feitas e refletidas pela nossa sociedade para que possamos entender que futuro queremos construir e como queremos estar quando este chegar.

Atentemos para o fato de que o futuro é a consequência do presente, que um dia será pretérito. Devemos pensar sobre nossas habilidades e competências hoje! Só conseguiremos estar preparados para o que não existe, se começarmos a repensar nossa forma de ensino e aprendizagem. Nossas habilidades e competências precisam ser revisadas; precisamos, igualmente ao sistema operacional, atualizarmo-nos constantemente para que estejamos sempre prontos para realizar novas tarefas e trabalhos diferentes. O mercado de trabalho, cada vez mais exigente, e muitas vezes diferente da realidade do mundo acadêmico e dos corredores da universidade, já está começando a mudar. Transformações incríveis já começam a acontecer, e é assim que o futuro vai se aproximando, se construindo. Temos agora a oportunidade de nos preparar para o que está vindo. Com esta Mesa Redonda, teremos a oportunidade de analisar, acerca da temática, três importantes temas: Futuro do Trabalho, Competências Profissionais do Futuro e o Futuro da Educação para o Trabalho. Assim, pretende-se ao final das explanações de nossos convidados, esclarecer para os ouvintes como poderemos construir um caminho para o futuro das profissões.

Data: 29/11/2019                    Horário: 18h30           Local: Auditório Cristina Bastos (Bloco D)

Palestra "Tecnologias e Habilidades para o Século XXI"

Palestrante: Eduardo Ferrão.

Resumo: palestra tem por objetivo esclarecer ao público quais serão as principais habilidades que nós como sociedade devemos desenvolver para estarmos preparados para o futuro, onde teremos um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico. Não são apenas as competências técnicas que um(a) jovem universitário(a) tem que assimilar para ser tornar um profissional, especialmente de TI. Muito mais do que isso, é preciso preparar nossas crianças para que estejam em sintonia com a tecnologia e o mundo digital, desenvolvendo nelas o pensamento computacional necessaŕio para que possa fazer a transformação digital que a sociedade precisa.

Desta forma, perguntas como: “Quais as principais habilidades precisaremos para estarmos preparados para o século XXI?”; “O que falta para disseminar não apenas a tecnologia, mas também a cultura digital na sociedade para alcançarmos a transformação digital que nosso país precisa para estar ao lado de países desenvolvidos?”; “Qual a importância do desenvolvimento do pensamento computacional e das habilidades socioemocionais, como, comunicação, adaptabilidade, empreendedorismo, criatividade e solução de problemas; para a sociedade do futuro?”; entres outras, poderão ser respondidas nesta palestra.

Data: 29/11/2019                    Horário: 19h30            Local: Auditório Cristina Bastos (Bloco D)